segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia mundial de luta contra a AIDS

Hoje é o dia de luta contra a doença que deixou de ser uma sentença de morte, mais ainda preocupa por não ter cura, mas hoje a AIDS pode não matar como no inicio dos anos 90, mas o preconceito continua o mesmo. Devemos pensar eu ajudar o proximo em vez de julgá-lo.

Dia Mundial 2005 - Aids e Racismo. O Brasil tem que viver sem preconceito
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano tem como tema no Brasil a aids e o racismo.



O Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano tem como tema no Brasil a aids e o racismo. Este tema foi escolhido partindo da perspectiva de que a população negra nunca foi alvo de campanhas de prevenção e ela representa 47,3% da população brasileira, segundo o IBGE. Essa representatividade aumenta quando verificamos que ela representa aproximadamente 65% da população de baixa renda.

No Brasil, apesar da tendência a estabilização da epidemia, os casos de aids vêm aumentando entre a população mais pobre, onde a população negra encontra-se em maior proporção. Daí a importância desta população como protagonista do Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2005.

O 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é o momento político que irá colocar o tema racismo, e suas conseqüências para os portadores de HIV e para a população negra, na agenda da sociedade.

Nenhum comentário: