segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia mundial de luta contra a AIDS

Hoje é o dia de luta contra a doença que deixou de ser uma sentença de morte, mais ainda preocupa por não ter cura, mas hoje a AIDS pode não matar como no inicio dos anos 90, mas o preconceito continua o mesmo. Devemos pensar eu ajudar o proximo em vez de julgá-lo.

Dia Mundial 2005 - Aids e Racismo. O Brasil tem que viver sem preconceito
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano tem como tema no Brasil a aids e o racismo.



O Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano tem como tema no Brasil a aids e o racismo. Este tema foi escolhido partindo da perspectiva de que a população negra nunca foi alvo de campanhas de prevenção e ela representa 47,3% da população brasileira, segundo o IBGE. Essa representatividade aumenta quando verificamos que ela representa aproximadamente 65% da população de baixa renda.

No Brasil, apesar da tendência a estabilização da epidemia, os casos de aids vêm aumentando entre a população mais pobre, onde a população negra encontra-se em maior proporção. Daí a importância desta população como protagonista do Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2005.

O 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é o momento político que irá colocar o tema racismo, e suas conseqüências para os portadores de HIV e para a população negra, na agenda da sociedade.

sábado, 22 de novembro de 2008

Consciência negra

No dia 20/11 comemora-se o dia da consciência negra, sendo feriado em alguns estados brasileiros.
Mas o que nós sabemos sobre consciência?. Passaram-se 300 anos e a escravidão ainda não acabou.
O mesmo país que comemora essa data, paga menos aos negros, tem políticas excludentes na educação e infra estrutura. Devemos comemorar?.
Num país que na realidade não existe raça, pois somos filhos de todas as cores do mundo, de todas as etnias, religiões.
Mas infelizmente ainda convivemos com racismo, com a baixa renda e o baixo nível de escolaridade.
Só comemorarei essa data o dia em que o país fizer mais pela população negra e a população negra lutar mais pelos seus direitos.
Quando na consciência do povo brasileiro entrar que todos devem comemorar esse dia, pois assim como os europeus e o indios, os negros ajudaram a formar a nação brasileira.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Hipocresia!

Eu e minha irmã fomos ver o filme Ultima parada 174 e ficamos atordoadas com algumas cenas.
O que mais me chamou atenção no final do filme foique grande parte das pessoas choravam copiosamente, eu particularmente achei um pouco de exagero essa comoção.
As mesmas pessoas que choravam com o drama do personagem do filme, foram as mesmas que gritaram mata esse fdp há exatos 8 anos atrás.
Pra mim é o mesmo do cara que fala mal de um amigo com HIV, pois este é homossexual e transa sem camisinha com qualquer mulher que apareça. Critica o Estado em relação a saúde e educação e não faz nada para que melhore a vida do proximo.
Reclama e não faz nada, esse é o maior problema do povo, além dos problemas estruturais que já conhecemos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Eleição

Em falar em eleição, a vitoria do Eduardo Paes me trás certa apreensão...
O Rio todo sendo comandado pelo PMDB... muito medo...

Os presidentes pops

Esse inicio de século XXI está sendo muito interessante do ponto de vista político e social.
As pessoas tem uma certa tendência a dizer que os países subdesenvolvidos ou emergentes, quando o cerco aperta votam no " salvador da patria", nós vimos nessa ultima eleição americana que até os países considerados experientes politicamente tem essa tendência personalista.
A eleição de Barack Obama é perfeito para ilustrar esse conceito do "personagem".
Em 2002 na primeira eleição do Lula os brasileiros acreditavam numa mudança política econômica radical, pois estavam cheios das lambanças do FHC e queriam uma resposta rápida aos acontecimentos mundiais e viram que na pratica não é bem assim, o mesmo aconteceu com o Chavez na Venezuela, Evo na Bolivia e tantos outros dentro da Europa e Asia.
O Obama é mais um que o povo deposita as suas esperanças, a grande diferença é que ele comanda praticamente o mundo e não só o seu país, qualquer decisão mal tomada poderá influenciar o planeta. Mas as pessoas tem de começar a enxergá-lo não como um Messias, mas como o presidente do país mas poderoso do mundo, e que não vai medir esforços para salvar seu país da bancarrota, mesmo que tenha que prejudicar outros.
O fato dele ser negro, não quer dizer que vai salvar a Africa ou fazer qualquer política em prol dos negros americanos, olhem bem os países africanos e seus presidentes( ditadores) negros.
Olho com bastante ressalva esse clima de oba-oba que assolou o mundo. Esperança é bom, mas prudência é melhor ainda.
Veremos os proximos 4 anos para fazermos uma analise do que foi o governo Obama.