terça-feira, 11 de novembro de 2008

Os presidentes pops

Esse inicio de século XXI está sendo muito interessante do ponto de vista político e social.
As pessoas tem uma certa tendência a dizer que os países subdesenvolvidos ou emergentes, quando o cerco aperta votam no " salvador da patria", nós vimos nessa ultima eleição americana que até os países considerados experientes politicamente tem essa tendência personalista.
A eleição de Barack Obama é perfeito para ilustrar esse conceito do "personagem".
Em 2002 na primeira eleição do Lula os brasileiros acreditavam numa mudança política econômica radical, pois estavam cheios das lambanças do FHC e queriam uma resposta rápida aos acontecimentos mundiais e viram que na pratica não é bem assim, o mesmo aconteceu com o Chavez na Venezuela, Evo na Bolivia e tantos outros dentro da Europa e Asia.
O Obama é mais um que o povo deposita as suas esperanças, a grande diferença é que ele comanda praticamente o mundo e não só o seu país, qualquer decisão mal tomada poderá influenciar o planeta. Mas as pessoas tem de começar a enxergá-lo não como um Messias, mas como o presidente do país mas poderoso do mundo, e que não vai medir esforços para salvar seu país da bancarrota, mesmo que tenha que prejudicar outros.
O fato dele ser negro, não quer dizer que vai salvar a Africa ou fazer qualquer política em prol dos negros americanos, olhem bem os países africanos e seus presidentes( ditadores) negros.
Olho com bastante ressalva esse clima de oba-oba que assolou o mundo. Esperança é bom, mas prudência é melhor ainda.
Veremos os proximos 4 anos para fazermos uma analise do que foi o governo Obama.

Nenhum comentário: