domingo, 8 de março de 2009

Por um mundo melhor...

Ontem estava saindo do metrô quando fui abordada por um rapaz que tinha no maximo 20 anos que me pediu dinheiro, eu disse que não tinha. Ele me pediu se eu podia pagar um prato de comida pra ele, pois ele não comia a mais de dois dias; eu fiquei sensibilizada com a honestidade dele e resolvi pagar a comida, estava com pouco dinheiro no bolso, mas não podia ver um semelhante passando fome e não fazer nada.
Fomos comprar comida, e começamos a conversar: ele me falou que não tinha documentos, pois não tinha o dinheiro da taxa para tirar a identidade, que já foi muitas vezes esculachado pela polícia e que prefere pedir a roubar, esse mesmo rapaz tem uma filha de meses e as vezes não tem o que levar pra casa, além de algumas moedas. Nós conversamos sobre estudo e ele disse que queria muito voltar a estudar, só que não tinha essa oportunidade. Teve que parar para poder ajudar no sustento dos irmãos e da mãe.
Conversamos por uns 20 minutos e descobri que ainda existem pessoas que querem sair dessa vida das ruas, mas não tem ajuda do governo.
Os nossos governos deviam olhar mais pelas pessoas que querem oportunidade e não tem. Em vez de fazer politicagem, onde devia ter um projeto sério, para que se diminuisse a população de rua. Não adianta querer cobrar das empresas que se reserve 10% das oportunidades de emprego, se não tem um projeto de qualificação e reintegração para a população.
Espero que as coisas mudem.

Nenhum comentário: